1.21.2014

Praxes - NÃO!

Esta história do Meco dá-me nervos. Nervos pela burrice dos intervenientes. Nervos pelo secretismo criado à volta disto. Nervos pela postura assumida pelos colegas dos intervenientes. Nervos por sequer imaginar e aceitar que foi praxe. Nervos por pensar que as pessoas são tão parvas ao ponto de se deixarem influenciar por gajos e gajas ocos, frustrados, mal-amados, burros, e com a mania de que são gente quando praxam. Nunca fui a favor das praxes. Fui praxada, infelizmente não tive maturidade para recusar, mas caramba tinha 17 anos!, e nunca praxei. Via as praxes e tinha pena, dos caloiros e dos ditos/as doutores/as. Via as expressões, ouvia os gritos, cambada de galinhas histéricas!, e só me dava vergonha. Sei que somos melhores que isto. A praxe como é agora conhecida é vergonhosa, não traz nada de bom, é humilhante, deve ser banida das universidades sem dó nem piedade. Praxe de inserção, feita com humor, mas sempre a preservar o ser humano e a sua condição. Há algum mal nisto?! A sério, CALOIROS, DOUTORES, digam NÃO ÀS PRAXES HUMILHANTES E VERGONHOSAS. Façam a diferença, pelo bem!

10 comentários:

  1. Subscrevo inteiramente. Ainda ontem este calhau se emocionou a ver uma notícia na televisão acerca desse caso. Aqueles pais, meus Deus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, penso sobretudo nos pais e no respeito pelo sofrimento!

      Eliminar
  2. Cá está alguém que pensa o mesmo que eu. Ainda ontem escrevi lá no estaminé : é acabar com esta palhaçada. Proibição total desta trampa que não tem - nunca teve - qualquer utilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CM, verdade, sem qualquer utilidade. Aliás, quando é altura das praxes, é um degredo passar perto de qq estabelecimento de ensino académico. Não sei como docentes, académicos e mesmo o reitor, aceita coisas assim.

      Eliminar
  3. É nisto que acredito: "Praxe de inserção, feita com humor, mas sempre a preservar o ser humano e a sua condição". A história do Meco há-de ser desvendada mas nem isso vai acalmar o coração daqueles pais... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só penso nisso, no sofrimento daqueles pais, que procuram uma explicação e ninguém lhes dá! Acho inconcebível!

      Eliminar
  4. Onde e' que tenho de assinar UBA Maria para acabar com as praxes? fazem referendos para umas coisas e depois nao tem tomates para acabar com essa estupidez que e' as praxes...
    Olha eu fui o primeiro dia, puseram-me um ID com uma foto de um burro, gritaram-me aos ouvidos o dia todo e eu pensei "mas o que estes gajos sao mais do que eu?? ouvia pessoal que andava no segundo ano a dizer sou doutor, tens de me tratar por doutor... e eu ???? nunca mais la apareci, depois fui ao baptizado ( porque me chatearam para ir) arranjei um cabrao de padrinho que queria era coleccionar afilhadas, quando me apercebi disso, nunca mais lhe olhei na cara, e foi a minha experiência de praxe, nunca usei traje e sempre fui contra essa estupidez entao em artes minha ex-faculdade e' a coisa mais absurda que pode existir, espirito académico?? lol de rir
    bjinhoo espero que o miudo resolva falar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pior que isso que descreves é o pão nosso de cada dia. Quantos não sofrem isto e muito mais?!?!? Por uma palhaçada. Falam de bullying nas crianças e isto é o quê?!?!?!

      Eliminar
  5. Praxe?!
    A sério?!
    Bem... Realmente é por estas coisas que se percebe como o Hittler conseguiu dar a volta a tanta gente...
    Quando as pessoas apenas obedecem sem questionarem se é correcto... Também fui praxada, mas como estava numa escola de design, metade da malta não levava aquilo a sério e apenas fui 3 dias :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não devia ser levado a sério, Candy. Devia ser tudo à base da brincadeira. Mas infelizmente há quem faça disto profissão! Isto tem de acabar!

      Eliminar