11.07.2013

Desafio.

Ontem, em conversa com uma fofinha, falamos sobre o mudar o nosso temperamento. Ou melhor, eu falava sobre o "ser um vulcão adormecido que quando explode consegue arrasar". Eu sou assim, guardo as minhas emoções até não poder mais, depois... Descamba tudo. Mas estou a tentar mudar. Muito! Uma das coisas que tenho feito é reflectir. Exactamente, reflicto sobre os meus actos, vejo a consequência dos mesmos em mim, nos outros e procuro mudar o que considero errado e maligno, quer para mim, quer na minha relação com os outros. E, nesses outros, os mais importantes são o meu espojinho e o meu filhote. Porque são as pessoas que mais amo no mundo, que estão diariamente presentes, para o bem e para o mal. Outras das coisas que tenho feito é ler. Ler muito sobre parentalidade positiva, parentalidade consciente e procurar tirar daí o que melhor se adequa à minha vida, às minhas crenças. Sei que ainda tenho um grande caminho por percorrer, mas sei que vou pelo bom caminho. Temos os nossos pais como exemplo do que queremos seguir e do que não queremos seguir. A partir daí, eu tenho construído o meu caminho. Procuro ser uma mãe mais comunicativa, que tem tempo para ouvir e para conversar com o filho. Procuro ser uma mãe amorosa, que diz amo-te todos os dias, que abraça, que beija, que dá mordidas de amor, que brinca, que é palhaça. Procuro ser uma mãe que impõe regras, que diz não assertivamente. Tento, cada vez mais, não dar palmadas. Coisa que nem sempre consigo. Depois dói-me ainda mais a mim, pois cada palmada acerta-me directamente no coração. Mas nem sempre estamos bem, nem sempre temos paciência, nem sempre a vida nos corre como gostaríamos. Contudo aí está o desafio, o saber dar a volta, pois sabemos que aquele pequenino ser-que-amamos-mais-que-tudo no mundo não tem qualquer culpa, e não nos deixarmos levar por más vibrações. É uma luta diária, acreditem. Há alturas em que chego ao fim do dia e estou de rastos. Mas sabe tão bem!

8 comentários:

  1. Ser mãe é isso mesmo :D Parabéns :D

    ResponderEliminar
  2. Procurar mais informação, trocar experiências, ter consciência do que fazemos mesmo quando temos a cabeça quente. Ninguém é perfeito mas parece-me que estás num excelente caminho para seres quem queres ser. Certo? E tu também és fofinha :D Beijinhos xxxx

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a Paula
    beijinhos sua mae fofinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pá... Estou a corar! :P
      Obrigada pelo carinho, FOFA! :)

      Eliminar
  4. Se chegas ao fim do dia de rastos é porque estás a fazer um bom trabalho. =o) Também concordo que pensamentos positivos geram coisas positivas. :)

    ResponderEliminar