11.27.2013

Bênção.

A nossa vida familiar, para que haja ordem, paz, harmonia, amor, beijinhos e carinhos, é constituída por rotinas. Sim, há rotinas que se repetem dia após dia, algumas delas causam mesmo caos quando não são cumpridas. Acredito que para as crianças é importantíssimo haver rotinas pois dão segurança, criam conforto. Obviamente que há dias em que fugimos dessas mesmas rotinas pois faz bem e os pais agradecem. Uma das minhas/nossas rotinas preferidas é a leitura da história antes de dormir. Depois de lavar os dentes, colocar a fralda para dormir, o pequenino escolhe a história. Deita-se, eu deito-me e viajámos naquelas palavras. Tenho reparado que ele me fixa a boca enquanto leio. Acho curioso. Depois de terminada a história, é a vez dele ma contar. Fico deliciada a ouvir as palavras dele, a forma como procura reproduzir as palavras e as frases que ouve. Quando não sabe o que dizer, pergunta: Como se lê aqui, mamã? É delicioso!... Assistir ao desenvolvimento dos nossos filhos é uma verdadeira bênção. Desenvolvimento motor, físico, psicológico e emocional. 

14 comentários:

  1. É tão bom!!!!!
    Quando dormia na minha irmã lia para a minha sobrinha, ela adorava, mas escolhia sempre as mesmas histórias que já sabia de cor, uma vez (com cerca de 4 anos) pôs-se a "ler-me" a história e ia virando as folhas como se estivesse a ler, achei demais :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles adoram repetir histórias! Acho que também tem a ver com a tal questão da rotina, da segurança. É demais mesmo, eles são uns fofinhos! :)
      <3

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Mesmo! :)
      E tu estás quase a chegar a essa fase! ;)

      Eliminar
  3. Acho que quando for mãe vai ser uma rotina que vou cultivar com muito gosto :)
    As crianças adoram e devia ser um momento 'obrigatório' em todas as famílias.

    Beijos

    ResponderEliminar