7.17.2014

Stop the war.

Vocês conseguem ver tudo preto no branco? Num caso concreto, vocês conseguem apoiar ou Israel ou Palestina?! Ultimamente no facebook têm havido digladiações sobre o assunto. Tenho um ex-colega do secundário que é completamente pró-israel, passa a vida a partilhar textos, imagens... Acho que até se converteu ao judaísmo. Nada contra, obviamente, mas choca-me uma opinião tão crente de que o lado bom é aquele. Nestas coisas das guerras, das políticas, eu fico sempre de pé atrás, desconfiada. Ultimamente a moda é comparar este conflito ao nazismo. Aliás, argumentam mesmo isso, Se não há vítimas e culpados, então os nazis e os aliados são farinha do mesmo saco. SEM COMENTÁRIOS a isto.
Apenas porque para mim a guerra é sinónimo de sofrimento e de morte de inocentes. Então quando vejo imagens de crianças... Parte-me o coração. Enrola-me as vísceras. Dá-me vómitos. Sinto nojo.
Nojo.
img.: google

7 comentários:

  1. Confesso-me demasiado ignorante para tomar partidos. Vejo o lado dos dois. Tenho um amigo 'meio-israelita' que viveu em pequeno o terror de sair de casa e pensar que podiam haver bombistas a qualquer momento mas o outro lado também tem argumentos. A religião, os locais sagrados em última instância o fanatismo. Bom seria se considerassem todo o planeta sagrado, assim como toda a vida humana e parecem com essas barbaridades. Matar e morrer pela religião é contra-natura, é o oposto de tudo o que qualquer 'deus' tenha querido para os homens… mas os homens são teimosos e já se sabe que fazem só o que querem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já li sobre o assunto, inclusive foi abordado numa cadeira da universidade... Mesmo assim, não consigo perceber, tal como tu dizes, que se cometam barbaridades destas em nome de uma religião, seja ela qual for. Só nos devemos mesmo sentir envergonhados.
      O mesmo acontece com a Síria, com o Iraque, com a Ucrânia, com a Rússia...
      Vergonha!

      Eliminar
  2. Sinto que o Mundo está a estalar...

    ResponderEliminar
  3. Eu não professo nenhuma religião, nem sequer fui batizada. Religião, quanto mais longe de mim, melhor.
    As hormonas andam malucas a duplicar e por isso tenho andado doente com as imagens que passam nos noticiários. Eu podia fingir-me de morta, mas não consigo. Até as reportagens na SIC Notícias eu vejo. Resta-me orar (não pertenço a nenhum organização religiosa mas a minha fé é inabalável). Ou há mais alguma coisa que possamos fazer? Há mesmo?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente, não há. Por mais que achemos que sim, que o "povo é que é quem mais ordena", nestes casos as pressões económicas, os interesses políticos passam por cima de tudo e de todos. Somos meros números.

      Eliminar